sábado, 25 de abril de 2015
Mais algumas imagens
Mais algumas imagens
Desert Cottontail (Sylvilagus audubonii) in Creosote Bush (Larrea tridentata), Saguaro N.P., Arizona, USA
Greater Roadrunner, Geococcyx californianus, Texas, USA

Campos temperados

Esquilo
quarta-feira, 22 de abril de 2015
Influência do planeta para a formação do ecossistema
Influência do planeta para a formação do ecossistema
Os organismos vivos e o seu ambiente inerte (abiótico) estão inseparavelmente ligados e interagem entre si. Qualquer unidade que inclua a totalidade dos organismos (isto é, a "comunidade") de uma área determinada interagindo com o ambiente físico por forma a que uma corrente de energia conduza a uma estrutura trófica, a uma diversidade biótica e a ciclos de materiais (isto é, troca de materiais entre as partes vivas e não vivas) claramente definidos dentro do sistema é um sistema ecológico ou ecossistema.
Do ponto de vista trófico (de trophe = alimento), um ecossistema tem dois componentes (que como regra costumam estar separados no espaço e no tempo), um componente autotrófico (autotrófico = que se alimenta a si mesmo), no qual predomina a fixação da energia da luz, a utilização de substâncias inorgânicas simples e a elaboração de substâncias complexas, e um componente heterotrófico (heterotrófico = que é alimentado por outro), no qual predominam o uso, a nova preparação e a decomposição de materiais complexos.
Os ecossistemas são formados pela união de dois fatores: Fatores abióticos - o conjunto de todos os fatores físicos que podem incidir sobre as comunidades de uma certa região. Fatores bióticos - conjunto de todos seres vivos e que interagem uma certa região e que poderão ser chamados de biocenose, comunidade ou de biota Exemplo: chamava-se de micro flora, flora autóctone ou ainda fora normal todo o conjunto de bactérias e seres, os corpos que viviam no interior do corpo humano ou sobre a pele. Hoje o termo melhor usado em consonância com os termos ecológicos seria microbiota normal.
Fauna e Flora
Chaparral:
Fauna: A maioria dos animais encontrados no bioma chaparral são mais ativos à noite, o dia é quente demais. Existem algumas exceções, como alguns répteis que conseguem adaptar-se muito bem ao calor. Há muitos insetos, incluindo joaninhas, escaravelhos, entre outros. As abelhas são habituais no bioma chaparral. Os animais que vivem neste bioma são capazes de sobreviver com muito pouca água. Eles também são capazes de viver bem no calor do verão e nas temperaturas mais frias de inverno. Alguns deles são espécies de aves que migram durante os meses de inverno. Há muitos animais que vivem em chaparrais, incluindo invertebrados, aves, répteis, anfíbios e mamíferos. Os diferentes chaparrais existentes no mundo suportam diferentes populações de organismos, que se foram adaptando a longos períodos de seca e incêndios frequentes.
Litoral Sul da Califórnia, EUA - Cobra, esquilo, coiote , o veado, raposa , lagarto,
lince, cascavel, coelho , aranhas, ratos, zebra, borboleta…
Costa do Chile, América do Sul - cervo do Chile.
Costa da Austrália - Canguru cinza, cobra…
África do Sul – papa-açúcar (ave),colibri,…
lince, cascavel, coelho , aranhas, ratos, zebra, borboleta…
Costa do Chile, América do Sul - cervo do Chile.
Costa da Austrália - Canguru cinza, cobra…
África do Sul – papa-açúcar (ave),colibri,…
Flora: Muitas das plantas encontradas no bioma chaparral tem folhas que são feitas de materiais altamente inflamáveis, é por isso que os incêndios são capazes de se espalhar tão rapidamente, e não apenas nas condições de seca. O que também é interessante, porém, é que essas são também as plantas que têm a capacidade de suportar os incêndios. Elas têm cascas pesadas e raízes profundas, de modo que, algum tempo após o fogo elas são capazes de crescer de novo. Algumas das formas de plantas que vivem neste bioma têm folhas que são pequenas e duras, capazes de reter água, devido ao seu formato. Isso ajuda-as a sobreviver em condições de verões muito quentes e secos. Outras têm forma de agulha, o que lhes permite
tirar a umidade do ar. O bioma chaparral geralmente faz fronteira com um bioma deserto. Existe muitas vezes uma grande quantidade de sobreposição de plantas. Há uma abundância de arbustos que seencontram neste tipo de ambiente. Há árvores também, mas muitos delas são considerados de pequeno porte. Há uma abundância de diferentes tipos de gramíneas (também conhecidas como capins, gramas ou relvas) que podem crescer no bioma chaparral. Mesmo as plantas com sementes tornaram-se altamente adaptativas aos fogos do bioma chaparral. As suas raízes conseguem drenar uma grande quantidade de água da chuva, estendendo-se horizontalmente abaixo da superfície do solo ou aprofundando-se paraabsorver a água do lençol freático. No chaparral encontramos fotínia, sumagre, aparro, “iuca” e outras árvores e arbustos. O maquis (no Mediterrâneo - esta formação vegetal, também designada por chaparral,é constituída principalmente por arbustos, muito densa e fechada, formando um matagal de difícil penetração) tem murta, pilriteiro, giesta, medronheiro, loureiro, urze, giesta espinhosa, piteira e alguns Catos. O chaparral australiano, mais aberto que os outros tipos, possui principalmente eucaliptos anões. Em África o bioma chaparral é formado principalmente por urzes.
Campos Temperados:
Fauna: Os campos temperados não dão suporte a uma grande fauna e flora, pois não possuem árvores ou plantas grandes que garantam abrigo dos predadores. Nos campos ao redor do mundo, os animais dominantes são os herbívoros, ou ungulados. Eles possuem cascos e pernas compridas, garantindo tração e velocidade para correr de predadores nas planícies.
Fauna: Campos temperados são biomas terrestres composta principalmente de gramíneas e arbustos. Campos temperados existem em todos os continentes do mundo, exceto na Antártida. As médias anuais chuva 25-75 cm (10-30 polegadas) de precipitação geralmente em forma de neve. Os ventos fortes são comuns em pastagens temperadas. A temperatura varia de semi-árido para semi-úmido. Campos temperados tem duas estações: uma quente crescendo a estação quente e um período de dormência, geralmente congelamento. O solo é composto de uma mistura rica em nutrientes e minerais.
quinta-feira, 16 de abril de 2015
Ecossistemas mundiais e brasileiros
Chaparral e Campos Temperados
Clima
Chaparral
O chaparral é dos designados pequenos biomas e corresponde a áreas que são sujeitas a significativas chuvas invernais, mas cujos verões, muito quentes, são típicos das latitudes desérticas nos quais se localizam. Muitos biomas do tipo chaparral são localizadas dentro das zonas desérticas, próximas das regiões dos 30º de latitude norte ou sul. Encontra-se o chaparral próximo do Mar Mediterrâneo e próximo da extremidade da África do Sul e na costa oeste da América do Norte e América do Sul. A proximidade destas áreas dos maiores oceanos possibilita a atuação dos efeitos dos climas marítimos que modificam o clima desértico, originando um bioma típico chaparral. A vegetação de um bioma típico chaparral consiste num número significativo de espécies arbustivas, com algumas espécies herbáceas entre elas. A vegetação arbustiva produz um considerável aumento da massa viva que está sujeita a frequentes incêndios que originam um meio característico.
Campos Temperados
.O clima é tropical e com maior índice pluviométrico (100 a 150 cm/ano) do que os campos temperados; porém com um inverno (maio a agosto) muito mais seco, já que as chuvas não são uniformemente distribuídas. Essas condições favorecem - no inverno - a ocorrência de incêndios, que se constituem num importante fator ambiental. Seu clima é temperado e relativamente seco; com precipitação anual de 25 a 75 cm - intermediário entre floresta temperada e deserto - distribuída por todo o ano. Os verões são muito mais quentes que os invernos, com nítida diferença nas estações.
Assinar:
Comentários (Atom)


.jpg)
.jpg)


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)